FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


O ser humano é possuidor de uma natureza biológica, que, em contato com o meio social, possibilita-lhe aprender a agir, estabelecer relações com os outros, apropriar-se da cultura e incorporar os modos de ser de uma sociedade. Essas construções do ser, como humano, foram possíveis, ao longo do tempo, a partir do momento em que:


o ser humano percebeu a necessidade de estabelecer relações.
o ser humano descobriu sua capacidade de inventar o fogo.
o ser humano desenvolveu a linguagem escrita como forma de comunicação.
o ser humano despertou sua consciência de ser e estar no mundo.
o ser humano sentiu a razão de viver.

Enquanto o paradigma tradicional baseava-se no conhecimento objetivo, obtido por meio da experimentação e observação controlada da realidade, o paradigma educacional emergente enfatiza a consciência do estado de inter-relação e interdependência essencial aos fenômenos físicos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais.

 

(MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus Editora, 2000 – com adaptações)

 

Considerando o texto acima, analise as asserções que seguem

I O paradigma educacional emergente reconhece a forma estática da relação sujeito/objeto e o mundo como uma estrutura perfeita passível de descrição objetiva.

II O paradigma educacional emergente compreende o conhecimento como um processo de construção permanente que se transforma mediante a ação do indivíduo no mundo e da ação do sujeito sobre o objeto.

III O paradigma educacional emergente reconhece que sujeito e objeto são organismos vivos, ativos, abertos e em constante interação com o mundo físico e social.

 

Está CORRETO o que se afirma em: 


I e II.
III, apenas.
II e III.
II, apenas.
I, apenas.

Leia, com atenção, o fragmento do poema a seguir.

 

Tecendo a Manhã

(João Cabral de Melo Neto)

 

[...]

Um galo sozinho não tece a manhã:

ele precisará sempre de outros galos.

De um que apanhe esse grito que ele

e o lance a outro: de um outro galo

que apanhe o grito que um galo antes

e o lance a outro; e de outros galos

que com muitos outros galos se cruzam

os fios de sol de seus gritos de galo

para que a manhã, desde uma tela tênue,

se vá tecendo, entre todos os galos.

[...]

(Disponível em: acesso em abril de 2020)

 

Considerando a forma análoga com que a poesia exprime as discussões realizadas sobre educação, sociedade e a relação de mútua implicação entre educação e cultura, é possível afirmar que:

 

I A educação é um processo uniforme de adequação das competências individuais aos fins políticos e econômicos de uma determinada sociedade.

II A educação é única para todos; existe, portanto, uma única forma de educar com base na necessidade da construção de um modelo de desenvolvimento humano e social.

III A educação traz consigo um sentido coletivo, solidário e compartilhado em que todo o ato de conhecimento é um gesto de criação por meio de uma multiaprendizagem.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, somente.
II e III.
III, somente.
II, somente.
I e II.

No Brasil, a década de 1960 foi notadamente marcada pelos movimentos sociais, culturais e pelas lutas políticas de diferentes setores organizados da sociedade que buscavam desenvolver atividades de conscientização das classes populares. Nesse contexto, um novo tipo de artista, participante, ativista e revolucionário, começava a atuar junto a favelas, sindicatos, portas de fábrica, teatros, ruas e paróquias.

 

A respeito da cultura popular, considere as asserções a seguir.

 

A cultura popular tem um sentido de arte do povo, isto é, acentua-se na necessidade de pôr em evidência os saberes populares, mas possui também outra acepção: a de ser uma arte revolucionária, de conscientizar o povo para lutar pela transformação social.

PORQUE

A cultura popular não era apenas a cultura que vinha do povo, mas sim que se fazia para o povo, para dar-lhes consciência social e política. Nesse sentido, a cultura popular se apresenta como uma alternativa pedagógica de trabalho político que tem como ponto de partida e chegada os saberes e bens de cultura produzidos nas camadas marginais da sociedade.

 

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.


As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A concepção crítica de conteúdo fundamenta-se na relação entre o saber cotidiano do estudante, suas condições existenciais e o saber metódico já produzido. O produto dessa relação constitui sínteses qualitativamente melhoradas.

 

Nesse sentido, e tendo em conta as concepções de educação e suas tendências teóricas, julgue os itens a seguir.

 

I A reflexão crítica da realidade permite ao aluno a organização de um tipo de saber que identifica contradições como meio de transformação social e política.

II A reflexão crítica da realidade implica, para professor e aluno, a admissão dos valores da produção cultural como forma de manutenção das estruturas de organização social.

III A reflexão crítica da realidade passa pela afirmação do professor como agente responsável pelo planejamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.
III, somente.
II, somente.
I, somente.
II e III.

Uma educação que ensine a pensar e não só memorizar o que os outros dizem exige, da escola e do professor, a formação de uma postura filosófica que perpassa, fundamentalmente, pelo desenvolvimento da leitura crítica.

 

Sobre as condições para a realização de uma leitura crítica, julgue as assertivas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

 

( ) A leitura crítica pressupõe a capacidade de pensar por si mesmo, de formular questões e partir, com autonomia, das próprias premissas.

( ) A primeira condição para uma leitura crítica é deixar-se conduzir pela tradição acadêmica, orientando-se pelas verdades produzidas pela Filosofia.

( ) A leitura crítica implica a afirmação das premissas que orientam um determinado pensamento, o que pressupõe a negação de diferentes pontos de vista.

( ) A leitura crítica se caracteriza pela compreensão e reflexão sobre o que foi lido, e, especialmente, pela construção de relação com outros textos, contextos e situações.

( ) A leitura crítica pressupõe a capacidade de construir diálogos que permitam a interação do leitor, sujeito histórico e social, com o seu tempo e lugar.

 

Assinale a sequência CORRETA.


V, F, V, F, F.
F, V, V, F, F.
V, F, V, V, F.
V, F, F, V, V.
F, V, V, F, V.

As questões que circunstanciam e caracterizam a dimensão histórica do homem destacam ao menos duas importantes perspectivas filosóficas: de um lado, a morte determina o horizonte-limite da experiência humana, e, por conseguinte, o meio pelo qual se faz possível compreender a relação do homem com o mundo em suas diferentes formas; de outro, toma forma a questão da natalidade, ou seja, do nascimento, da vinda de seres humanos novos para um mundo mais velho, pois, ao nascer, o homem se faz estrangeiro num mundo que já existe como estado de coisas já fixada.

 

Sobre a questão da natalidade como elemento reflexivo da dimensão histórica do homem, julgue os itens a seguir.

 

I A natalidade isola o homem das relações com a história e a cultura, reforçando a compreensão de que o distanciamento social é a principal condição de sua humanidade.

II A natalidade se relaciona com todas as atividades que o homem exerce, sendo, contudo, especialmente relevante para a ação e, assim, para a política.

III A natalidade designa um processo que, atravessado pela relação educação, trabalho e cultura, permite ao homem revelar-se como singularidade no mundo que compartilha com os outros.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, somente.
III, somente.
I e II.
I, somente.
II e III.

De acordo com as antropologias naturalistas, que se valem do método positivo-científico, a natureza humana é marcada pela organicidade da matéria, bem como pelas relações que o homem mantém com meio natural. Nesse contexto, destaca-se a noção de hilemorfismo, segundo a qual todas as coisas são resultantes de dois princípios:


sentido e potência.
matéria e forma.
forma e sentido.
forma e aparência.
potência e aparência.

Para os teóricos inatistas, o desenvolvimento humano é um desdobramento das informações inscritas nas características genéticas do indivíduo, uma vez que as suas competências e habilidades já se encontram definidas desde o seu nascimento, carecendo apenas, ao longo do tempo, sofrerem o processo de maturação. Considerando os pressupostos da teoria inatista, julgue as afirmativas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

 

(   ) O ambiente cultural em que a criança vive é fundamental para seu desenvolvimento.

(   ) A inteligência e as aptidões individuais são herdadas e já estão presentes desde o nascimento da criança.

(   ) Algumas pessoas são mais inteligentes que as outras em razão de sua herança genética.

(   ) O professor é um sujeito ativo e pode promover o desenvolvimento de seus alunos, colocando-os em permanente interação com os diferentes aspectos de sua cultura.

(   ) As crianças com dificuldades escolares herdaram de seus pais um grau menor de inteligência.

 

Assinale a sequência CORRETA.


V, V, V, V, F.
F, V, V, F, V.
F, V, V, F, F.
V, V, V, F, F.
F, V, V, V, V.

Conforme Ferreira Gullar, intelectual militante em centros populares na década de 1960, “quando se fala em cultura popular, acentua-se a necessidade de pôr a cultura a serviço do povo, isto é, dos interesses afetivos do país”.

 

Considerando a ideia destacada, julgue os itens a seguir.

 

I A cultura popular era apenas a cultura que vinha do povo, e não a que se fazia para o povo, para dar-lhes consciência social e política.

II A cultura popular ligada ao povo é aquela que o obriga a uma opção, que é a de resistir à transformação social.

III A cultura popular tem um sentido de arte do povo, além de ser uma arte revolucionária, de conscientização para a luta pela transformação social.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II e III.
III, apenas.
II, apenas.
I e II,
I, apenas.